sábado, 10 de abril de 2010

Plágio nas Estrelas


Acabei de voltar de uma sessão do curioso documentário "O Povo Contra George Lucas", que está sendo exibido dentro da programação do 15º Festival Internacional de Documentários "É Tudo Verdade", aqui em São Paulo. Estava animado para escrever algumas impressões sobre o trabalho do norte-americano Alexandre O. Phillipe, mas achei que uma imagem (ou várias, neste caso) vale mais que mil palavras, principalmente depois que encontrei esta impressionante comparação de fotos feita por um usuário do site Cinemageddon.

Eis que o paciente rapaz colocou lado a lado cenas do épico e famoso final de "Guerra nas Estrelas" (ou "Star Wars Episódio 4 - Uma Nova Esperança", como preferirem) e de um obscuro filme de guerra inglês/norte-americano de 1964, chamado "633 Squadron", sobre corajosos pilotos que precisam voar baixo para explodir um super-forte nazista durante a Segunda Guerra Mundial, antes que os chucrutes consigam disparar mísseis que destruirão a Inglaterra e impedirão o "Dia D".

Bem, uma olhadinha por cima nas imagens abaixo já revela de cara que George Lucas não apenas "se inspirou" no final de "633 Squadron" ao filmar o ataque da Aliança Rebelde à Estrela da Morte, mas sim COPIOU o filme de 1964 praticamente quadro a quadro em seu "Guerra nas Estrelas"!

Não sei se alguém aqui já conhecia essa "inspiração" de George Lucas, mas para mim foi uma grande novidade e resolvi compartilhar com todos. Para ver as imagens maiores, basta clicar em cada bloco que uma ampliação abrirá automaticamente. A propósito, "633 Squadron" também é um filme bem interessante, vale a pena (re)descobrir.

"That's all, folks!".

(E quem puder, vá conferir o documentário "O Povo Contra George Lucas", que, apesar de longo demais e repetitivo demais, propõe uma interessante discussão sobre até onde um diretor tem controle e poder sobre a sua obra!)

10 comentários:

Ingsoc disse...

Nos extras do box prateado com a trilogia Star Wars original, a "inspiração" nessas cenas não só é explicitamente mencionada, como cenas do filme são passadas juntamente com cenas de batalha de Star Wars.

Não achei nada demais nisso. Mesmo para chupinhar outras fontes e criar algo que se sustente por si só é preciso talento. Tarantino que o diga.

Vagno Fernandes disse...

Como bem disse o colega aí em cima no DVD de Extras da Trilogia clássica de Star Wars são passadas várias dessas sequências de ataques para a equipe dos efeitos especiais. Só não lembro se tem a citação direta desse filme. Vou conferir.

E Guerra dá um help, vi um trailer na net de um filme chamado HUMAN CENTIPEDE, isso vair sair mesmo? Confere, é muuuuuuuito bizarro.
http://www.youtube.com/watch?v=_hLAfSbFkvY

Mario Carneiro Jr. disse...

Particularmente, acho fogo isso... basta haver alguns detalhes parecidos para todo mundo apontar o dedo e gritar "plágio!". Não vi o tal 633 Squadron para ter certeza, mas posso apostar que fora algumas semelhanças, não tem nada a ver um com o outro.

Por exemplo, lembro de uma época que diziam que Matrix era cópia de Cidade das Sombras. Tem até um site com fotos comparativas (http://www.saindodamatrix.com.br/cinema/darkcity/index.html). Para quem não assistiu um ou outro, as fotos parecem ser prova cabal de que Matrix é cópia; mas basta assistir a ambos os filmes para constatar que, embora tratem de temas parecidos, são filmes bem diferentes.

Pra galera que enxerga plágio em tudo, provavelmente nunca poderia haver mais de um filme sobre casas mal-assombradas, ou sobre brucutos fazendo justiça com as próprias mãos, filmes policiais sobre assassinos em série, etc. Basta pegar dois filmes policiais, quaisquer que sejam, que dá para tirar um monte dessas "fotos comparativas". Enfim, não caio nessa, mas cada um com sua opinião.

Obs. Adoro esse blog, estou sempre por aqui. Embora muitas vezes discorde das opiniões aqui postadas, sempre me divirto bastante lendo. Abraço!

Allan Veríssimo disse...

Realmente, como já falaram aqui, nos extras do dvd da trilogia, o George Lucas falou que o pessoal dos efeitos especiais se inspiraram em filmes de guerra antigos. Eu só não sabia que a "inspiração" foi a esse ponto!

E na minha opinião, depois que um filme chega nos cinemas, ele já não pertence mais ao diretor, e sim ao público.

Anônimo disse...

Já havia visto o 633 Squadron,e é basicamente são as mesmas cenas de pilotagem e a idéia central do filme.Diga-se trocaram os nazistas por forças do império,e a estrela da morte por um bunker num rochedo,e é isso!Fora a concepção das cenas dos de foco no império foram "homenageadas" de filmes da cineasta alemã Leni Riefenstahl do filme:"O Triunfo da Vontade".Vá e veja!!

Fabio Rockenbach disse...

O próprio Lucas diz que copiou cenas de filmes de guerra porque tanto ele como a equipe de efeitos visuais da recém criada IL&M era crua nesse tipo de cena. O documentário "Império dos Sonhos" que vem junto com o BOX mostra inclusive cenas do filme lado a lado com cenas dos filmes copiados. A duração dos takes, os cortes, tudo é chupado.
O mais importante, que são as referências e o universo que ele criou, permanecem.

Rafael Medeiros Vieira disse...

Isso muita gente faz, inclusive Spielberg viu muito filme B de guerra para se inspirar para fazer algumas cenas de O Resgate do Soldado Ryan.

André Portocarrero disse...

Homenagear é uma coisa...se inspirar é outra...distinta, MAS, no caso vimos que é muito mais que isso....é uma CHUPINHAÇÃO DESLAVADA!!!!

spektro72 disse...

Comentario Atrasado:
Esse desgraçado do Sr.George Lucas eu tenho uma raiva dele pois ele acabou com uma das melhores series do final dos 70 " GALACTICA-ASTRONAVE DE COMBATE " quando ai ter a segunda temperada ele processo John Dykstra por plagio de " GUERRA NAS ESTRELAS "sendo que ele Dykstra ganhou o OSCAR de efeitos especiais por este filme e serie tive que mudar de contexto na sua segunda temporada e que levou no fim da serie ,foi provado depois que esta serie não tem nada haver como o filme de Lucas ele perdeu o processo mais ai já era tarde demais para GALACTICA voltar ao ar novamente todo mundo sabe que GALACTICA em si é baseado no livro " OS DEUSES ERAM ASTRONAUTAS " a unica coisa igual ao filme de Lucas eram as batalhas espaciais ,afinal ! os efeitos foram criados por Dykstra quando ele trabalhou para Lucas em " GUERRA NAS ESTRELAS" em 1977,apesar que as batalhas especiais de GALATICA são para mim superior ao do filme de Lucas.
Uma pergunta para o Sr.Lucas por que você mesmo não criou o efeitos especiais de "GUERRA NAS ESTRELAS" sozinho e precisou de terceiros para faze-lo,resposta por que não se faz um filme sozinho,reconheça quem trabalhou como você, Sr.Lucas !
E por fim John Dykstra ganhou mais um OSCAR recentemente por " HOMEM - ARANHA 3" CHUPA,GEORGE LUCAS !!!!!!!!!!!!!!
Otimo post de nosso Mestre provando que as vezes no cinema nada se cria tudo se copia ,É ! ainda por cima fala depois que é o homenagem.. Hum! sei???
Um Abraço de Spektro 72.

Leonardo Peixoto disse...

Parece que o cinema estava mostrando que a imaginação estava acabando . Agora a coisa tá pior .