quarta-feira, 2 de outubro de 2013

"Cobra" em quadrinhos


Sem que Sylvester Stallone, George Pan Cosmatos ou qualquer dos envolvidos na produção soubesse, a popularidade de "Stallone Cobra" deu origem a pelo menos duas adaptações não-oficiais em quadrinhos nos anos 1980. Uma delas saiu na Hungria; a outra - adivinhem? - no Brasil. Rebatizada "Agente Cobra - Liberado para Matar" para o plágio não ficar tão descarado, a versão brasileira foi publicada em 1987 pela Press Editorial, uma pequena editora paulistana, e saiu em número único sem maior repercussão.

Enquanto a trama do gibi húngaro seguia fielmente o roteiro do filme de Stallone, a adaptação brasileira preferiu contar uma história original, embora fosse possível perceber que o argumento era mais ou menos o mesmo (o policial violento Cobra, ou "Agente Cobra", precisa salvar uma testemunha de perigosos perseguidores). Inventaram até um arquiinimigo tosco para o herói, um brutamontes chamado "Cara de Ferro", que usa máscara metálica e coletes que o tornam quase indestrutível.

Já o "Agente Cobra" em questão é o personagem de Stallone cuspido e escarrado, com direito aos óculos escuros e fósforo no canto da boca, apesar de uma inexplicável estrela branca desenhada na camiseta, como se fosse um uniforme de super-herói!

A revista tem 36 páginas, mas apenas 28 com a HQ, que você pode ler abaixo (clique nas imagens para ampliá-las). Com distribuição limitada, ela teria desaparecido para sempre no limbo se não fosse pela internet e pelo fato de um artista conhecido ter se encarregado da presepada, o pernambucano Watson Portela, que assina com o pseudônimo "Barroso".

Além da estupidez da história no geral (e nem dava para fazer muita coisa em 28 páginas que são pura ação), o que mais chama a atenção em "Agente Cobra" é a nudez, com direito a desenhos bastante gráficos e detalhados da anatomia feminina (repare no corpo da vítima de estupro das primeiras páginas), e até uma rápida cena de sexo entre lésbicas encaixada de qualquer jeito na narrativa! Pois este era um subterfúgio que os quadrinhos independentes brasileiros dos anos 1980 precisavam adotar para vender. Lembro de uma HQ de ninjas em que os vilões trepavam enquanto conversavam com seus comparsas!

Infelizmente, o Agente Cobra de Portela (ou "Barroso") não usa a frase "Você é um cocô!" em nenhum momento...

PS: Meus sinceros agradecimentos a quem escaneou essa preciosidade e jogou na rede.



15 comentários:

laurindo Junior disse...

Amigo Felipe, posso estar enganado, mas acho que vi 1 exemplar desta preciosidade em um SEBO, chamado ACADEMIA DO SABER, no Centro do Rio, co 1 detalhe, o preço, só com o Gerente. Enfim, apesar dos pesares, achei bem interessante o que mostrou em sua resenha, deixando, uma ponta de vontade de voltar neste SEBO, e quem sabe negociar e adquirir esta raridade..Valeu mais uma vez Felipe...Um Abraço Laurindo(Big Boss)Junior.

Takeo Maruyama disse...

Eu tinha esse gibi aí. As moças nuas renderam belas "homenagens" no banheiro. Agora nem me lembro que fim dei nesse gibi.

Adrianoconan disse...

Tenho o prazer de ter essa preciosidade aqui comigo. É cult demais. Vale lembrar que Portela já "quadrinizou" também ALIENS-O RESGATE. Já saiu em pelo menos três gibis diferentes. Título: ALIENIGENA.

Daniel I. Dutra disse...

"vocês já viveram demais, parasitas!"

Se não tem o "você é um cocô" nosso Cobra tupiniquim tem sua própria frase de efeito, hahaha

Anônimo disse...

Cobra é do balaco!

Paulo Geovani

Fábio Batista disse...

Tosco, tosco...! kkkkkkkkk
Li os quadrinhos do começo ao fim e foi impossível não rir. A história é tão besta e os diálogos tão ruins que a leitura acaba sendo divertida. Eu fique imaginando aquelas dublagens meia boca dos anos 90, feitas para VHS barato. É tão tosco que é hilário!

João Ferreira disse...

O verdadeiro gibi moleque dos anos 80.

Glauber disse...

O gibi de ninjas que eles trepam, e o Maldicao do Guerreiro Ninja, e ate hoje acredito que so tenha saido uma edicao, apesar da historia nao ser concluida na primeira.

Na contra capa tinha a propagenda de uma historia chamada "Sexy Man" esse eu procurei em todo lugar e nunca achei.

spektro72 disse...

eu não conhecia esta adaptação livre do filme " Cobra" o meu pai naquela epoca so gostava de comprar para mim HQ TERROR ,eu tinha um adaptação livre de " ALIEN - OITAVO PASSAGEIRO " não lembro o titulo dele agora mas saiu pelo gibi de nome " PESADELOS " eu tenho ate hoje um gibi " ALMANAQUE DO MUNDO TERROR " e nela tem uma adaptação livre do filme " THE TERMINADOR OU O EXTERMINADOR DO FUTURO" o titulo dele é "O ANJO E O EXTERMINADOR" arte de Watson Portela ,neste HQ Independente pois ha o nome da editora na capa e contra capa ja foi pro peleleou ha muito tempo o ano deste HQ é de 1986,tem historias legais vou colocar so titulo de algumas delas ,NOITE FELIZ,VELHA HISTORIA,O MILAGRE,O VISITANTE ,A MOSCA,A PRESA E 2061- A ULTIMA PASSAGEM (esta ultima falando do cometa halley em sua ultima passagem pelo o nosso planeta).
Valeu por mais esta curiosidade do mundo do HQ alternativo e suas adaptações livre do mundo do cinema ,Mestre!
se eu pude-se Scannerar este HQ para que todos vi-sem seria bom mas eu não sei,desculpem ,minha falha !
Um Abraço de Spektro 72

Anônimo disse...

Hahaha morri de rir lendo isso, agora entendo porque minha mãe não deixava eu ler gibis nacionais naquela época... e o mais incrível é ver o nome de Watson Portela nessa tosqueira. As pagações de mico que os artistas tem que encarar para pagar as contas...

spektro 72 disse...

inacriditavel!A Globo de Domingo para Segunda as 2:20 na SESSAO DE GALA vai exibir o filme o " DOLAR FURADO " em homenagem a Giuliano Gemma uma boa homenagem a ícone do faroeste italiano que morreu recentemente .valeu !Rede Globo ,pois o filme não é exibido na TV Aberta faz tempo bota tempo nisso ,claro sem contar o Canal 21 e a Rede Brasil que já exibiram o filme também eu vou assistir a este clássico do Western -Spaghetti.
Um Abraço de Spektro 72

Anônimo disse...

Tosqueira nada, muito mais ação do que os filmes de hoje!

Night Owl disse...

"A luz, na verdade, é uma mira laser"

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk! O roteirista precisa explicar o que tá no desenho???

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!

Muito trash. rsrs

"Eva, vá se foder!"

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK! Diálogos "icônicos".

Muito engraçado! rsrs

Ferraz disse...

o cobra passou a historia inteira e não comeu a gostosa da falsa testemunha. perdeu achace de ser uma obra mais completa e "relevante" kkkkk

Ferraz disse...

alguém saberia dizer como eu poderia ser informado a cada nova atualização aqui no FILME PARA DOIDOS??? assim como acontece quando fazemos a inscrição no youtube!!! Agradeço!!!