quarta-feira, 15 de outubro de 2008

PIRANHA 2 - ASSASSINAS VOADORAS (1981)


Um peixe que voa? E respira fora da água? E ataca direto na jugular das suas pobres vítimas, que são devoradas num estalar de dedos? Acredite se quiser, mas a resposta para estas três perguntas é "sim" no inacreditável PIRANHA 2 - ASSASSINAS VOADORAS, uma produção ítalo-americana lançada em 1981, e que não funciona nem como suposta continuação do ótimo filme B "Piranha" (1978), de Joe Dante, nem como filme independente.

O maior atrativo desta tralha é constatar que quem assina como diretor é ninguém menos que o hoje "todo poderoso" James Cameron. Sim, aquele mesmo da série "O Exterminador do Futuro" e do blockbuster "Titanic", que atualmente se diverte torrando centenas de milhões de dólares para levar seus projetos aos cinemas. Belo jeito de começar a carreira, não???

PIRANHA 2 é o primeiro filme de Cameron. Antes, ele trabalhou na equipe de miniaturas e efeitos visuais de Roger Corman, tendo participado do time de filmes como "Mercenários das Galáxias" (1980) e "Galáxia do Terror" (1981). Ainda em 81, atuou na equipe técnica do clássico "Fuga de Nova York" (1981), e foi contratado pelo produtor italiano Ovidio G. Assonitis para comandar PIRANHA 2, finalmente ocupando a cadeira de diretor.

Natural do Egito, Assonitis já tinha dirigido, ele próprio, alguns filmes. É o caso de "Tentáculos" ("Tentaculi"), sobre um polvo assassino, lançado em 1977 e com nomes como John Huston, Shelley Winters e Henry Fonda no elenco. Ele também dirigiu uma cópia bagaço de "O Exorcista" chamada "Espírito Maligno" ("Beyond the Door"), em 1974, e que até hoje é o filme mais lucrativo de todos os tempos na relação custo-benefício.

Então surgiu este roteirista chamado H. A. Milton (este é seu único crédito cinematográfico, o que é até compreensível; mas não estranhe se o nome for pseudônimo de alguém), trazendo debaixo do braço um roteiro inacreditável sobre piranhas voadoras!!! Vê se tem cabimento! Porém, sem pensar duas vezes, o produtor Assonitis contratou este pobre jovem norte-americano chamado James Cameron e mandou-o até a Jamaica para torrar uma fortuna (hahahaha, até parece!) em PIRANHA 2...

Prato do dia: galinha ensopada



O filme já começa extraordinário (no mau sentido). Um casal de mergulhadores visita os destroços de um navio do Exército americano afundado perto de um grande hotel de turistas, quando, sem mais nem menos, a garota tira o biquíni e salta em cima do homem, cortando seu calção com uma faca (vê se pode). A dupla então começa a transar debaixo d'água, inclusive tirando as máscaras e o tubo de oxigênio que permitia que respirassem, para não "atrapalhar" o lance!!! Quem sabe, era um casal de suicidas que queria morrer dando uma última transadinha.

Porém, neste caso, nem precisaram esperar a morte por afogamento: mais rápido que você possa dizer "assassinas voadoras", um cardume de piranhas, que só aparece de relance, surge do nada e ataca o casal fornicador, devorando-o impiedosamente. hahahahaha

Entram os créditos sobre um fundo azul com manchas vermelhas. E o que surpreende, além da trilha sonora até bem feita (de Stelvio Cipriani, usando o pseudônimo "Steve Powder"), é a quantidade de nomes talentosos envolvidos numa barca furada dessas, como Lance Henriksen (que a partir de então passaria a trabalhar em praticamente todos os filmes de James Cameron, menos os mais recentes) e o maquiador italiano Giannetto de Rossi, parceria do cineasta Lucio Fulci. Ele é um dos culpados pelas horríveis piranhas com asas que veremos no momento mais hilariante do filme!!!

A história se passa no Caribe (hahahaha), na praia de Saint Anns, onde o hotel Clube Elysium está repleto de turistas louquinhos para participar da tradicional "Noite do Peixe Frito". Trata-se de um fenômeno que acontece uma vez por ano, na desova dos peixes-rei: eles nadam até a margem do mar para desovar e podem ser rapidamente agarrados pelos hóspedes, que então fritam os peixes na madrugada para comer. É por causa disso que o subtítulo original do filme, que aparece nos créditos iniciais, é THE SPAWNING ("A Desova"). Porém, misteriosamente, nos créditos finais o subtítulo é outro: FLYING KILLERS ("Assassinas Voadoras"), mostrando que a equipe era tão incompetente que não conseguiu chegar nem a uma conclusão sobre o nome do filme!!!

Mas voltemos à trama. O hotel está repleto de gente louca para transar, inclusive umas velhas assanhadas que tentam agarrar os salva-vidas garotões. Neste momento, somos brindados com diálogos brilhantes, como: "Sabe do que meu marido morreu? De tesão!", e outras maravilhas que nos fazem compreender o porquê do roteirista Milton nunca mais ter conseguido emprego.

Em meio aos hóspedes com hormônios em ebulição, também existe uma professora americana de mergulho que é um tanto casta e pura, Anne Kimbrough (Tricia O'Neil, que Cameron depois colocou numa ponta em "Titanic"). Ela vive com seu filho adolescente, Chris (Ricky Paul Goldin, que acabou no remake de "A Bolha Assassina" e em... oh meu Deus, "Lambada - O Filme"!!!), é divorciada e seu ex-marido é o policial que controla a região, Steve (Lance Henriksen, pagando mico, ainda de cabelo comprido).

Assassinas voadoras



Entre coroas que procuram médicos para flertar, gatinhas que passeiam de barco completamente nuas e um negro que usa dinamite para pescar (hahahaha), o hotel também tem a ilustre presença do misterioso Tyler Sherman (Steve Marachuk, que sumiu do mapa cinematográfico em 1985). Ele tenta seduzir a professora de mergulho.

Durante um passeio no fundo do mar, coincidentemente nas proximidades do tal navio afundado onde o casal foi devorado no início, um dos alunos de Anne também é atacado pelas piranhas, sendo encontrado pela professora parcialmente devorado. O corpo é então levado ao necrotério. E, numa daquelas coisas que só acontecem em filmes, Anne e Tyler invadem o necrotério à noite para examinar o cadáver, tentando descobrir que tipo de animal fez aquilo. Na mesma noite, uma funcionária do local é atacada por uma piranha voadora que sai da barriga do corpo carcomido (é ver pra crer)!!!

Desconfiando que algo de estranho está acontecendo, ainda mais ao descobrir que um documento de Anne foi esquecido no necrotério, o policial Steve coloca a ex-esposa contra a parede. Mas, a estas alturas, ela já está fazendo "contatos imediatos de terceiro grau" com Tyler - que, logo descobrimos, é um bioquímico responsável pelo projeto secreto do Exército que criou as piranhas voadoras. Tyler explica a Anne que ovos da piranha voadora afundaram junto com o navio e se desenvolveram no mar da região. Só não explica quem é que teve a idéia de jerico de usar piranhas com asas como arma de guerra.

Sabendo do segredo das piranhas voadoras, Anne tenta convencer o gerente do hotel, Raul (Ted Richert), a suspender a famosa "Noite do Peixe Frito". Mas como todo homem de negócios ambicioso de filmes do gênero (ora, todos já vimos "Piranha" e "Tubarão", certo???), Raul se recusa a cancelar o evento e ainda demite Anne.

A professorinha terá outras preocupações em breve: seu filho está em alto-mar com uma gatinha que conheceu na noite anterior (Leslie Graves, que morreu de Aids em 1989), e pode vir a se tornar a nova vítima das "piranhas-passarinho".

O clímax desta tralha é na tal "Noite do Peixe Frito", quando, num momento irônico do roteiro, a cadeia alimentar se inverte e os turistas tarados, ávidos por comer peixe, se transformam eles próprios na refeição, sendo devorados pelas horríveis piranhas com asas, que fazem o espectador se mijar de rir toda vez que aparecem em cena - ainda mais pelo barulho que emitem, lembrando mais morcegos que piranhas voadoras!

A Noite do Peixe Frito acaba mal!



PIRANHA 2 - ASSASSINAS VOADORAS foi lançado em vídeo no final dos anos 90, com a distribuidora assumindo a ruindade da obra, sem vergonha na cara. A capinha dizia, em letras garrafais: "TRASH MOVIE: UM DOS PIORES FILMES JÁ FEITOS". Ironicamente, quando esta produção era exibida na TV (pela Globo e depois pelo SBT), os comerciais anunciavam como filme sério!!! E recentemente ele foi relançado em DVD novamente como se fosse uma produção séria. Até foi realizada com este intuito lá atrás em 1981, mas é simplesmente impossível de levar a sério - na linha "tão ruim que fica bom". O pior é que o "Piranha" original era um excelente filme de suspense (cuja história é citada de leve nesta seqüência).

São 84 minutos de extrema pobreza e falta de criatividade cinematográfica. Vendo "isso", ninguém jamais imaginaria que James Cameron depois se sairia com filmes extremamente criativos como "O Exterminador do Futuro" e "Aliens, O Resgate". Porém, ele nem é o maior culpado pelo desastre.

O próprio Cameron disse várias vezes que foi afastado das filmagens pelo produtor Assonitis depois de duas semanas de filmagens. Isso porque o produtor não estaria gostando da forma como Cameron estava realizando o trabalho - talvez com um "toque pessoal". Resultado: Assonitis assumiu ele mesmo as filmagens, certamente sendo o responsável por bobagens como as gostosas de topless e a impagável cena do "sexo aquático". Cameron até teria tentado fazer sua própria edição do filme, mas foi impedido pelos produtores. Que, porém, mantiveram seu nome nos créditos - talvez cientes da bomba que tinham nas mãos.

Com tantos erros e problemas, além da infeliz idéia de colocar piranhas voadoras na trama, PIRANHA 2 bem que poderia ser um engraçadíssimo trash movie. Infelizmente, em apenas 84 minutos de duração, são muitos os tempos mortos, com longas cenas onde nada acontece além de diálogos ridículos e gente feia desfilando de biquíni.

E a história ainda termina da forma mais moralista possível, com as piranhas devorando Tyler (afinal, foi ele quem as criou, e teria que levar o merecido castigo, não é mesmo?), resolvendo assim o impasse conjugal entre Anne e Steve, que voltam a ficar juntos como dois pombinhos apaixonados. Ou seja: piranhas resolvendo problemas de casal, devorando uma das pontas do triângulo amoroso. Que tal? Não parece um filme que PRECISA ser visto???

Se você gosta de ver tralhas do gênero fechando um olho para a ruindade, PIRANHA 2 é, definitivamente, o seu filme. Mas prepare-se para acionar a tecla fast-foward para poupar seu cérebro de uma boa dose de abobrinhas. Ou então procure, no YouTube, a montagem que uns desocupados fizeram com apenas 10 minutos de "melhores momentos" da película.

E na próxima vez que assistir um blockbuster multimilionário de James Cameron, tente visualizar a imagem do diretor filmando PIRANHA 2 com uma equipe italiana, usando uma merreca de orçamento. Aliás: será que foi esta porcaria que despertou em Cameron a paixão de filmar no mar, como ele fez depois em "O Segredo do Abismo" e "Titanic", já com orçamentos beeeeeem maiores??? Desta vez, porém, sem piranhas voadoras. E, por isso mesmo, bem menos divertidos.

Trailer de PIRANHA 2



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Piranha 2 - The Spawning/Flying Killers (1981, EUA)
Direção: James Cameron e Ovidio G. Assonitis
Elenco: Tricia O'Neil, Steve Marachuk, Lance
Henriksen, Ricky Paull Goldin, Ted Richert,
Leslie Graves, Carole Davis e Arnie Ross.

7 comentários:

Takeo Maruyama disse...

Olha, sempre gostei de filmes trash, mas essa porcaria aqui eu que odiei quando assisti na Globo há uns 20 anos atrás. Nas propagandas parecia um filmaço, mas quando fui assistir achei monótono pacas, como você bem falou. Mas a sua resenha, ao contrário do filme, é bem divertida!

Abraço, Felipe.

Leandro Caraça disse...

E reza a lenda que durante as filmagens, o Cameron teve uma febre de 40 graus e uma noite acabou sonhando que um esqueleto de metal o perseguia. O resto é história ...

Felipe M. Guerra disse...

LEANDRO - Que bom que para alguma coisa serviu este desastre. Eu ainda acho O EXTERMINADOR DO FUTURO o melhor filme do Cameron.

Allan Veríssimo disse...

E o Terminator 2?E Titanic?E o Segredo do Abismo(que ainda não vi)?E Aliens(que ainda não vi).

Felipe M. Guerra disse...

Todos inferiores ao TERMINATOR, na minha modesta opinião.

Allan Veríssimo disse...

TRUE LIES também?
O Pablo Villaça deu 1 estrela e deu esse comentario:"Geralmente, grandes cineastas dão indícios de sua genialidade mesmo em seus filmes de estréia, por pior que estes sejam. Não é o caso de James Cameron, que aparentemente reservou seus talentos para o filme seguinte, O Exterminador do Futuro."

Anônimo disse...

Felipe Guerra, só uma correção... Leslie Graves faleceu em 1995, não em 1989.

E concordo, o primeiro Exterminador do Futuro é o melhor filme da carreira do Cameron.

Aliens, pra mim, é o segundo melhor (embora eu ache inferior ao Alien original do Riddley Scott).

Segredo do Abismo é bem marro-meno, e T2 é um LIXO! Não sei porque nego baba o ovo em cima dessa bosta. O filme é horroroso. A versão do diretor é PIOR AINDA, com a ridícula cena do John Connor tentando fazer o cyborg sorrir, aff.

Lembro que quando saí do cinema na época senti como se não tivesse assistido merda nenhuma.

True Lies, Titanic e Avatar seguem essa linha medíocre de T2 (mas True Lies tem umas frases engraçadas pelo menos).

Cameron só fez de verdade dois filmes que prestam. Terminator (1984) e Aliens (1986), sendo que Aliens ele em parte estragou a obra de Riddley Scott, já que ele tirou todo o clima claustrofóbico do original. Mas ainda assim é um bom filme de Sci-Fi e Ação. (Não dá pra dizer de terror porque o segundo filme não mete medo em momento algum).

E o Cameron também assinou parte do roteiro de Rambo II. E foi justamente nessa sequência que o conceito do primeiro Rambo (First Blood) foi todo por água abaixo. Eu sei que o Stallone assinou também parte do roteiro, mas ele também fez parte do roteiro do original, então só isso me leva a crer que o Rambo a serviço da América (e não contra ela como vimos no primeiro filme) como uma máquina imbatível de guerra foi coisa da mente do Cameron.

Aliás, Cameron se preocupa mais em bater recordes do que no enredo dos filmes em si. E efeitos visuais, claro.

Essas são as únicas preocupações do Cameron... efeitos visuais inovadores e bater recordes de bilheteria.

E ainda tem jovens por aí que idolatram o cara como se fosse um gênio.

Gênios são Sergei Eisenstein, Geroges Méliès, Orson Welles, Fritz Lang, Ingmar Bergman, Murnau, Buñuel, Hitchcock, Chaplin, Kubrick, Griffith, entre outros diretores que sem eles o cinema jamais seria como é hoje.

E sim, eu deixei o Coppola de fora por que tirando a trilogia do Poderoso Chefão e Apocalypse Now os filmes do Coppola no geral são SOFRÍVEIS de tão ruins (Coppola é OUTRO diretor superestimado ao extremo... e o Drácula dele, que muita gente baba o ovo, tem uma CARALHADA de furos de roteiro. E pior, erros técnicos que diretores com o "nome" que o Coppola tem não podem deixar passar batidos na edição. Só pra se ter uma idéia, tem uma cena em que os microfones aparecem em cena e outra que tem um trilho no chão carregando o Gary Oldman, e dá pra ver nítidamente na maior cara de pau).

E o Brain De Palma que é criticado por seus filmes polêmicos nos EUA?

Na boa, De Palma dá um BANHO no Coppola.

Coppola, Cameron, Nolan e Spielberg são os diretores mais superestimados de todos os tempos.

O Spielberg até que se salva um pouco, porque ele fez ótimos filmes (mas fez muitas merda também... o Inteligência Artificial, que era um projeto do Kubrick, era pra ter ficado só no papel, já que o Kubrick bateu as botas... mas não, o Spielberg foi lá meter a mão nessa porra e fez um dos filmes mais imbecis que já vi na minha vida).