sexta-feira, 19 de setembro de 2014

C'EST FINI (?)


"Eu, o blog e a Maratona Jess Franco entramos em recesso a partir de hoje para o Fantaspoa 2014. Até breve!"

Com esta singela frase, publicada ao final da resenha de "Vênus em Fúria" em 5 de maio de 2014, eu me despedi sem querer do FILMES PARA DOIDOS por um período que, até o momento, já dura quatro meses e 10 dias. Não foi algo planejado, e eu realmente estava me preparando para retomar as postagens (e a inacabada Maratona Jess Franco) ao final daquele mesmo mês de maio.

Mas muitas coisas aconteceram a partir de então e adiaram o meu retorno.

Eu criei o FILMES PARA DOIDOS como uma espécie de válvula de escape em outubro de 2008. À época, eu vivia na minha pequena cidade-natal na Serra Gaúcha, trabalhava como jornalista há 16 anos no jornal de lá e escrevia críticas e artigos para a Boca do Inferno, o maior portal sobre cinema fantástico da América Latina, fazia já uns cinco anos.

A maior parte dos leitores que começaram a me acompanhar no FILMES PARA DOIDOS já conhecia meu trabalho na Boca do Inferno (onde eu tinha a limitação de só escrever sobre horror/suspense), ou como cineasta independente, outro ramo da cinefilia ao qual me dedico desde 1996.

Mas aos poucos o FILMES PARA DOIDOS ganhou seu próprio público fiel, o que me fez dar atenção exclusiva a ele (abandonando a Boca do Inferno).

Desde 2008, quando criei o blog, eu abandonei minha vidinha tranquila e meu emprego de jornalista lá na Serra Gaúcha para morar quatro anos em São Paulo, onde fiz meu Mestrado, e agora embarquei numa nova aventura ao mudar-me para Porto Alegre, para assumir um emprego como gerente de cinema no Cine Santander Cultural - a única maneira que encontrei para ganhar dinheiro com cinema desde que me conheço por gente, já que nunca consegui tirar meu sustento com meus filmes independentes ou com meus textos e artigos.

Toda mudança envolve, como o nome já diz, mudanças, adequações e reviravoltas na nossa vida cotidiana. Desde o começo de junho, quando me mudei em definitivo para Porto Alegre, pulei de um apartamento "improvisado" para outro finalmente alugado, mas continuo sem internet em casa por burocracias da vida moderna. Além disso, ter novamente um trabalho fixo exige uma atenção e um comprometimento enormes, que me mantiveram longe do FILMES PARA DOIDOS durante todo esse tempo.

Eu resolvi manter o blog sem atualizações durante esses quatro meses e 10 dias, mas entrando uma vez por semana, ou a cada 15 dias, para pelo menos moderar os comentários, pois seria uma atividade mínima para manter o FILMES PARA DOIDOS atualizado e "vivo". Eu obviamente tenho acesso à internet no trabalho, mas quase todos os sites "interessantes" são bloqueados aqui por motivos óbvios, incluindo o Blogspot (explico isso antes que algum leitor espertalhão sugira que eu comece a atualizar o FILMES PARA DOIDOS nas minhas horas de folga no expediente!).

E foi basicamente por essas coisas somadas (mudança + novo trabalho sem horário fixo que exige muito de mim + falta de internet em casa) que eu deixei o blog às moscas durante todo esse tempo, e se agora faço essa postagem explicando a situação é porque não imaginava tanto carinho e "pedidos de volta" dos leitores do FILMES PARA DOIDOS, como visto nos comentários dessas últimas semanas. Eu às vezes esqueço que o blog tem leitores fiéis, seguidores fiéis, que passam os dias esperando por uma nova postagem.

Na verdade, eu às vezes penso que ninguém lê o que eu escrevo, e que todo esse meu esforço é em vão. É ótimo saber que estou errado, e que existem pessoas que sentem minha falta (ou sentem falta do FILMES PARA DOIDOS, mas uma coisa não existe sem a outra). É por causa dessas pessoas que estou publicando essa justificativa para o sumiço, para que não pensem que eu morri, fugi ou abandonei tudo.

"Escolha um trabalho de que gostes e não terás que trabalhar nem um dia na tua vida", disse (ou ao menos reza a lenda) o famoso filósofo Confúcio. O problema é exatamente isso: eu adoro o que faço aqui no FILMES PARA DOIDOS, mas já há alguns anos aquele HOBBY virou um TRABALHO, algo que me consome muito tempo, esforço e pesquisa.

Quem voltar às minhas primeiras postagens, lá em 2008, perceberá que são textos bem simples (simplórios até), trazendo unicamente minhas impressões sobre os filmes com algumas piadinha pontuais. Postagens mais recentes, entretanto, são verdadeiros tratados de pesquisa sobre o tema analisado. Acho, sinceramente, que esse é um diferencial do FILMES PARA DOIDOS para outros blogs e até para o jornalismo cultural hoje vigente em revistas e jornais.

Por exemplo, é muito fácil escrever sobre os vários filmes produzidos com o personagem Django, mas pouquíssimos jornalistas, pesquisadores, blogueiros, etc etc, se dariam ao trabalho de (re)ver todos esses filmes para escrever minuciosamente sobre eles, ao invés de simplesmente reproduzir as informações mais básicas que já estão espalhadas aí pelos quatro cantos da internet.

A própria Maratona Jess Franco é algo inédito em português, com a análise quase obsessiva das várias montagens de um mesmo filme, e às vezes são três ou quatro (tenho certeza que minha postagem sobre "A Virgin Among the Living Dead", jamais publicada por causa do recesso, será a mais completa análise sobre este filme e suas várias montagens durante um bom tempo em TODA A INTERNET, ou pelo menos até que outra pessoa seja louca como eu para debruçar-se durante tanto tempo sobre um filme desses).

Enfim, fazer o FILMES PARA DOIDOS dessa maneira que eu gosto e vocês gostam (ou pelo menos eu acho que gostam) me consome muito tempo e resulta em um trabalhão no limite do Transtorno Obsessivo-Compulsivo. E eu comecei a me preocupar MUITO comigo mesmo quando gastei uma bela grana comprando um livro importado já esgotado sobre a carreira do cineasta holandês Paul Verhoeven via internet apenas porque queria ter mais subsídios para escrever sobre um dos filmes dele, "Conquista Sangrenta"!

Ninguém mais faz isso de graça; aliás, acho que nem jornalistas QUE GANHAM SALÁRIO fazem isso, pois é mais fácil chupar informações do IMDB ou da Wikipédia!!! Alguns amigos aposentaram temporariamente os seus blogs de resenhas com três ou quatro parágrafos alegando falta de tempo, e até o Cinema em Cena, maior portal brasileiro sobre cinema ("maior" em tamanho, não em qualidade), resolveu pendurar as chuteiras alegando que não tem mais condições de continuar (eles que ganham dinheiro com a coisa). Logo, acho que eu também tenho o direito de passar um período de papo para o ar, não é?

O problema é que, como muito bem observou um leitor nos comentários, o FILMES PARA DOIDOS não paga minhas contas. Aliás, não paga nem uma cervejinha no final da tarde para comemorar a postagem de um mega-super-hiper-ultra artigo, tipo aquele do pornô em 3-D, ou aquele outro sobre filmes com cowboys negros. Eu estava fazendo um trabalho de pesquisa muito mais completo que jornalistas profissionais e empregados em jornais e revistas DE GRAÇA! Ou vocês já viram algum outro débil-mental procurar e entrevistar os atores brasileiros que foram coadjuvantes num filme obscuro tipo o "Black Demons", do Umberto Lenzi?

É por tudo isso que, até segunda ordem, o FILMES PARA DOIDOS ficará de recesso: porque eu prefiro colocar meu TOC e minha paixão pelo trabalho num emprego remunerado, como esse em que estou agora. Quando eu conseguir sossegar e voltar a enxergar o blog como um hobby, e não um trabalho que estou fazendo de graça, aí eu voltarei para ele. Até porque não consigo encontrar o mínimo tempo livre para minhas postagens gigantescas quando estou envolvido não apenas com um trabalho fixo e que exige minha atenção fora do horário de expediente, mas também com a remontagem do meu novo curta-metragem, "O Estripador da Rua Augusta", e com a pré-produção de dois "novos velhos" projetos - um documentário sobre o cineasta italiano Luigi Cozzi (com quem tenho mais de 6 horas de material, filmadas ainda em 2010!) e outro sobre o cineasta independente catarinense Petter Baiestorf (com quem tenho umas 30 horas de filmagens, feitas entre 2011 e o ano passado).

A propósito: meus textos que estão sendo publicados na Boca do Inferno, e que alguns leitores julgam ser o motivo para o abandono do blog, são bem antigos e estão sendo republicados pelo site sem que eu mude sequer uma vírgula neles (adoraria atualizá-los e até mesmo reescrever a maioria, mas realmente não me sobra tempo). Eu não escrevo nada novo para a Boca desde 2011, pelo que me lembro.

O que posso dizer a vocês com certeza é que o FILMES PARA DOIDOS não vai acabar. Mas o trabalho que paga as minhas contas merece exclusividade nesse momento e pelos meses vindouros, pelo menos até que eu esteja plenamente estabelecido e mais tranquilo em todos os sentidos.

Até lá, eu pretendo estudar formas de conseguir ganhar dinheiro com o FILMES PARA DOIDOS. Já tive e já recebi diversas e boas ideias, mas nem todas são facilmente executáveis sem um capital inicial mínimo. Inclusive o meu sonho, a curto prazo, é publicar um livro com (parte d)o material do blog, que provavelmente se chamaria "Filmes para Doidos - Volume 1" e poderia dar origem a uma série caso fosse viável economicamente. É evidente que os textos escolhidos para publicação teriam que ser revisados e adaptados para o formato, ou então o livro viraria uma enciclopédia de mil e poucas páginas. Também gostaria de transformar o material sobre Django aqui publicado e a minha pesquisa de mestrado, sobre a figura do Diabo no cinema brasileiro, em livros, porque eu sou de uma geração que gosta de ter o livro na mão e folheá-lo, mesmo contando com informação gratuita na rede.

(Se você, que está lendo isso, for um editor com interesse em abraçar algum desses projetos, por favor avise! Minha ideia inicial era fazer projetos de financiamento coletivo para os livros, mas ao mesmo tempo eu prefiro eliminar o processo braçal da coisa - diagramação, correr atrás de gráfica, orçamentos da coisa toda... - e me dedicar apenas a escrever.)

Seria lindo ganhar dinheiro para escrever sobre as coisas que eu gosto! Se vocês tiverem ideias melhores (e facilmente aplicáveis), eu também adoraria ouvir.

Depois de tudo isso, talvez alguns leitores fiéis do FILMES PARA DOIDOS continuem inquietos. "Mas afinal, quando o blog vai voltar?", podem continuar perguntando nos comentários, que eu continuarei moderando e publicando de tempos em tempos.

Voltar? Ora, mas o FILMES PARA DOIDOS nunca saiu daqui! Ele sempre existirá, perpetuando essas mal-traçadas linhas sobre vossos filmes do coração, sobre tranqueiras inimagináveis e sobre temas divertidíssimos que outros pesquisadores/jornalistas/blogueiros não julgam tão importantes. Já leu tudo que foi publicado desde 2008? Em caso negativo, navegue pelo índice e divirta-se.

Fato é que enquanto houverem filmes e enquanto houverem doidos, o FILMES PARA DOIDOS nunca vai terminar!

Até a volta.

102 comentários:

Ailton Monteiro disse...

Entendo perfeitamente, Felipe. E olha que eu mantenho o blog com textos menores, mas que também aos poucos foram crescendo. Mesmo assim, é um trabalhão, ainda que feito com amor. Parabéns pelo excelente trabalho que você fez em todo esse tempo e espero que o Filmes para Doidos retorne. Seu texto é muito bom e de conteúdo muito diferente do que se tem por aí para deixar de existir.

Renato disse...

Puts, seria muito interessante um livro tipo aquele do Steven Jay Schneider "1001 Filmes Para Vê Antes de Morrer" kkkkk. Sucesso Felipe :D

Spektro 72 disse...

Mestre ! Eu até te entendo ,pois infelizmente o que move o nosso pequeno o ridiculo mundo é este desgraça chamado 'Dinheiro " espero que você volte um dia e escrever neste encantador blog...mas é claro! sem te cobrar nenhum retorno imediato,pois sei que você precisa ganhar o seu e afinal! quem neste mundo não precisa ganhar o seu Cash..uma pena ! que você tambem ter ido embora de São Paulo e voltado para o Sul,espero que volte um dia e dê as caras aqui novamente..pois foi um enorme prazer e te conhecer e conversar com você nas 2 amostras em que fui.
Espero que você consiga os seus objetivos e quem saber um dia volte nos abrilhantar com as suas resenhas fantasticas no Filmes Para Doidos, ok!
Um Grande Abraço deste que continua sendo o seu admirador e discipulo publicando algo ou não!
Spektro 72 Aka Anselmo luiz.

carlosm42 disse...

Olá Felipe !
Fico feliz em saber que o blog sempre vai continuar, leio esta doideira desde o início de 2010, e seu blog foi o que me impulsionou, que me deu vontade de ter um blog também, eu Carlosm42 e meu amigo Cartwright, desde maio de 2010 traduzimos legendas de inúmeros clássicos, 80% Sci Fi americano dos anos 50, fora isso também escrevemos sobre os filmes, eu na verdade pesquiso na net sobre os filmes e falo minha impressão sobre ele rapidamente, meu amigo Cartwright e alguns colaboradores como Carlos Solrac e o Peter Hammill, já tem mais conhecimento, principalmente Cartwright que viveu a época e teve a oportunidade de ver estes clássicos dos 50 nos cinemas, inclusive os SERIALS que toda semana era um capítulo nos cinemas.

Os comentários do Cartwright são demais, ele conta inclusive o que se passou na sala de cinema enquanto estava vendo os filmes (em alguns posts) .
Sei que você é uma pessoa muito ocupada, todos temos que ganhar a vida, mas se algum dia for possível ficaría honrado com sua visita, para dar uma lida em alguns comentários do Cartwright, os meus nem valem a pena ler, são pesquisas da própria net mesmo,mas do Cart eu acho que você acharia interessante.
Sei que é chato e falta de educação colocar links de outros blogs nos comentários, então nem precisa publicar meu comentário.

Inclusive eu postei o Hell of the Living Dead com suas legendas feitas para o Fantaspoa, claro que coloquei os devidos créditos as legendas, pois é um trabalho duro legendar, eu e meus amigos já compartilhamos cerca de 150 legendas de clássicos dos anos 40 50 60 70 e 80, filmes em grande parte esquecidos, no início as legendas não eram boas, mas com o tempo adquirimos prática e algumas técnicas, inclusive estou revisando grande parte de minhas legendas e dos outros colaboradores.
Enfim, já falei demais, mas são filmes que amamos, e se nós não legendarmos ninguém vai fazer este trabalho, inclusive no Cine Sesc na Sessão do Comodoro que era organizada por Carlos Reichenbach, já utilizou algumas de nossas legendas.
Valeu Felipe meu blog é o Cine Space Monster.
Bom, Grande abraço e sucesso em seu trabalho, e te garanto que eu e meus amigos ficaremos esperando por mais uma nova postagem do FILMES PARA DOIDOS, afinal somos todos loucos por perder tanto tempo com estas pérolas do cinema B

Vinicius Lemos disse...

Felipe, muito obrigado por todos os esclarecimentos, e boa sorte na nova fase, cara. Nós iremos aguardar pacientemente a sua volta no seu devido tempo, mesmo porque uma materia sua com a tranqueira do a virgin among the living dead é algo que DEVE vir a luz nesse site hehe. Abs

Fernando Rodrigues disse...

Felipe, encontrei esse blogue da mesma forma que encontro as coisas legais na web, sem querer. Caí aqui de para-quedas em uma postagem do filme Drive, não aquele hypado feito recentemente, mas aquele com o Mark Dacascos.

Parabenizo você por essa sua nova empreitada profissional, mas também te congratulo por, desde 2008, se dedicar a filmes que muitas vezes (injustamente) ficam à margem dos critérios do bom gosto.

Tenho certeza que esse blogue, mesmo hibernando, sempre será um grande diferencial na web.

Fahrenheit32 disse...

A busca de estabilidade, seja qual for, e a manutenção da vida "quotidiana" nos leva a tomar decisões que afetam em vários aspectos em nossas vidas. Há alguns anos eu era um dos colaboradores de um site voltado para assuntos relacionados a realismo fantástico, mas tive que abrir mão, entre outros motivos, por conta de compromissos profissionais assumidos à época. O FPD, após esses anos, criou vida própria, servindo até como base de consulta. Graças a esse blog, criei um grupo numa rede social, chamado filmes100noção, onde, quando localizo uma "pérola" inteira na rede, a disponibilizo para que os membros assistam. uma ideia que pensei, a médio ou longo prazo, seria expandir horizontes, transformando o FPD NUM SPD (Site para doidos) e falasse nele, em outros assuntos além de cinema, mas que não fosse propriamente "usual". Teatro, literatura, música, esportes, política e o escambau a quatro. Se precisasse de um colaborador, estamos à disposição. AMV Até Mais Ver.

Anônimo disse...

Felipe, obrigado pela explanação, que tal publicar um pouco do material do extinto multiply, li muito artigo bom lá.

Jorge

Master disse...

Prezado Felipe, você tem idéia de quantas pessoas acompanham o "filmes para doidos"? se o número for razoável, sugiro uma contribuição mensal destes "clientes fiéis"rsrs ... se forem como eu a maioria não se importaria em contribuir com um valor que permitisse a você dedicar-se ao blog de forma remunerada. Realmente seu trabalho nele é disparado o melhor que conheço na internet brasileira. Boa sorte e torço para sua volta.
Raphael

Abnon disse...

Putz... já estava fazendo falta, agora vai fazer mais :~~~~

Lisângelo Berti disse...

Bom, agora já podemos dormir mais tranquilos. Já tinha imaginado que seria algo do tipo. Infelizmente ainda não podemos pagar nossas contas com postagens de blog. Mas vê se não demora muito Felipe, de vez em quando solta um comentário rápido e rasteiro sobre alguma bomb..., digo algum filme que assistiu.

BAH disse...

Não é o primeiro blog que acompanho que se torna uma criatura que devora o criador.

É complicado querer fazer sempre mais e melhor mas sem tempo disponível e tampouco retorno financeiro.

Espero ter a oportunidade de um dia dar de cara com um livro chamado "Filmes para Doidos" e enquanto isso não acontece, farei visitas ocasionais ao blog, para reler alguma matéria ou ainda dar a sorte de achar algum texto novo, nem que seja alguma resenha curta para analfabetos funcionais.

Sucesso!

Fabiano disse...

Boa sorte!
Obrigado pelas resenhas. Você, o Carlos Afonso, do extinto Erotikill, o Herax, outro que abandonou a blogagem, Gastão Moreira, Adriano Falabella e aquele ator mexicano que faz o Quico, no Chaves estão entre minhas influências!

For those about to movies, I salute you!

Zé Marques disse...

Leio o Filmes para Doidos há mais de quatro anos, mas é a primeira vez que comento. Meus parabéns pelo trabalho, cara. Você merece ganhar por ele --acho a ideia do livro muito boa e estou pronto para desembolsar uma grana caso você lance mesmo.

Está cada vez mais difícil achar na internet conteúdo como o deste blog: divertido, bem escrito, com pesquisa aprofundada, nada superficial e sobre temas que geralmente não estão na agenda do jornalismo cultural. O trabalho documental juntado aqui merece estar na estante de muita gente.

Quando comecei a acompanhar o Filme para Doidos, cursava jornalismo e tinha aulas de audiovisual, mas brincava com meus amigos que os textos que lia aqui serviam mais como lição (de como fazer e, óbvio, de como não fazer cinema) do que qualquer aula que assisti na faculdade. De certa forma, é verdade.

Sorte no novo trabalho e aguardo, em um dia qualquer, o retorno das postagens!

Anônimo disse...

Pior notícia que poderia ter lido hoje, Felipe. Entendo seus motivos, mas é muito triste saber que não lerei seus textos com a mesma frequência. Boa sorte ! Alan

Anônimo disse...

Se rolar a ideia do livro, já sou mais um que vai comprar.
Sempre pensei em ter todo o conteúdo do site impresso, detesto usar o computador para ler, acho que seu blog é o único em que leio todos os textos sem problema.
Fora que não confio muito na internet, vai que algum dia acontece merda e ficamos sem o material fantástico do "Filmes Para Doidos"

Anônimo disse...

Olá, Felipe.

Ainda bem que vc nos concedeu a graça da sua presença! hahaha Não vou mentir, eu sempre entrei neste blog desde 2009 em dia sim, dia não. Fiquei bastante temeroso que você houvesse largado com gosto o "Filmes para Doidos". Sei lá, tivesse ficado com "abuso" do negócio.

Não se preocupe que todos os seus leitores que gostam do seu trabalho, como eu, compreendem suas razões. E fico muito contente em saber que, mesmo ralando pesado, você está conseguindo atingir aos poucos os seus objetivos. Trabalhar com cinema no Brasil e SE MANTER com isso é muito difícil. Desejo-lhe muita sorte e sucesso.

Quanto à questão do Hobby, garanto-lhe que é questão de perspectiva. Escreva no Blog quando lhe aprouver, sem obrigação, sem se desgastar tanto. Por exemplo: eu ia sugerir há alguns meses que você voltasse a escrever as "Resenhas Curtinhas", lembra? Você poderia intercalar as Resenhas com os textos longos dos filmes que você tanto gosta. E não precisa fazer isso num prazo fatal. Tem muitos filmes que eu anotei aqui no Blog que vieram das Resenhas. Pode ser uma boa para espairecer e não ficar naquela rotina de sempre.

Você poderia seguir um ritmo de escrita de: a) Resenhas curtinhas; b) Textos longos de filmes à sua escolha; c) Maratonas de filmes de diretores; d) Textos abordando aspectos curiosos, históricos, políticos, polêmicos do Cinema; etc.

Já frequentei alguns fóruns na Internet afora, e conheci membros valiosos que compartilhavam tudo que sabiam e gostavam disso, mas depois de um tempo alegavam a mesma coisa: "deixou de ser algo agradável, virou uma obrigação". Os mesmos que disseram isso voltaram a frequentar os mesmos espaços alguns meses/anos depois. Não encare seu blog desta forma, trate de mudar esta visão. Mais vale para nós bons textos presenteados em um dia perdido aqui e acolá do que 4, 5 meses sem postagem nenhuma.

Enfim, fico muito contente com o blog continuará, mesmo com prazo para postagens indefinido. Continuarei acompanhando.

Grande abraço.

Leonardo

Anônimo disse...

Bom cara vá se ferrar, você tem todo direito de fazer isso, seu blog é muito bom e eu acompanho ele a muito tempo já (e suas postagens desde o boca do inferno, que alias depois que você saiu ficou bastante duvidoso entrar naquele site) enfim, espero que o Blog Volte cedo, e eu gostei da ideia de você publicar um livro, seria lindo um livro pra esse tipo de cinema, quando o que você tem são mais e mais classicos do mesmo, enfim eu gostaria também de dar uma olha, ou sugerir que você publique sua tese de mestrado sobre a Figura do Diabo no cinema nacional, parece ser um assunto interessante e tendo em virtude como você dirige o Blog, deve ser uma pesquisa muito bem feita e muito boa de se ler, enfim...ae isso ae cara, espero que volte o quanto ante ;)

Alex disse...

Quando Charles Bronson morreu, o mundo se tornou um lugar mais fresquinho e florido. Agora, com essa interrupção, a blogosfera ficou mais banal e entediante. O diferencial é que, enquanto muitos escrevem com aquela linguagem técnica e robotizada de cinéfilo pedante, no FPD, o Guerra escreve como se estivesse entre uma roda de cachaceiros num boteco.

Enfim, o mundo real é cruel mesmo. Mas pelo menos, não se renda ao mainstream e ao Rob Zombie, haha!
Boa sorte e até a volta.

Adriano Garcez disse...

Se puder manter o blog com as resenhas curtinhas, já seria bem legal!

Chuck Buller disse...

Eh isso ai...os mano pira no filmes para doidos...eh tanta gente que curte essa bagaça, que se cada um rolar dez contos o Felipe fica milionário. Faz um crowfunding aih pra vc ver.

Douglas Nascimento disse...

Felipe,

Coloca botão para doação via Paypal ou algo do gênero, terei prazer em fazer uma colaboração mensal ao seu trabalho.

A OLHO NU disse...

Ao ler esse seu texto fiquei com os olhos cheios de lagrimas,desejo una boa sorte pra ti e que nao se esqueça de nos fieis leitores desse amado e divertido blog!!!

Anônimo disse...

Cara, acompanho os seus textos desde os tempos de orkut, 2004 mais ou menos, em uma comunidade de filmes de terror. Rolava de rir com os seus posts e resenhas. Além de serem bem informativas. O seu melhor post aqui do Filmes para Doidos foi a entrevista com o Dedé Santana, sensacional. Vc já pensou em transformar os seus posts em vídeos para o youtube? Faça um Patreon lá e tenho certeza que muitos fieis leitores contribuiriam com a publicação do seu livro. Vc tb poderia transformar este blog em um livro independente, não seria tempo desperdiçado a toa, existem sites como por exemplo, Clube de Autores em que vc publica e estipula o quanto quer lucrar com a obra. Bom, espero que vc tire umas boas férias e volte mais disposto.

Vc deve conhecer o livro Cemitério Perdido Dos Filmes B – Cesar Almeida. Mesmo assim, envio o link http://lelivros.club/book/download-cemiterio-perdido-dos-filmes-cesar-almeida-em-epub-mobi-e-pdf/

Abraços

laurindo Junior disse...

Amigo Felipe; Espero que nessa nova trajetória de sua vida o sucesso possa estar presente e que seus planejamentos, possam ser realizados no tempo certo. Você é uma fonte inspiradora de muitos que não conhecem o cinema B, bem poeira mesmo e através de seu trabalho mostrou a todos, de uma forma divertida e também didática, como o cinema é feito e porque é feito. Portanto meu amigo, continuaremos te aguardando e torcendo por você, com a certeza de que quando voltar, estaremos(pelo menos no meu caso), por perto. Um forte abraço sucesso e boa sorte!!!!
Laurindo Junior!!

de Pacas disse...

Seu blog sempre foi bom para caralho cara...pena que não trocamos divulgação, faz pouco que comecei o meu. :)

Luis Henrique disse...

Como citaram aqui nos comentários, você já pensou em publicar de forma independente pelo Clube de Autores, PerSe, Bookess etc? Nesses sites você publica de graça e coloca o livro à venda numa loja virtual. Aliás, a impressão dos livros (que funciona sob demanda) é ótima, digo por experiência própria. Quanto ao trabalho de diagramação/ design, eu sugiro que você peça ajuda para nós leitores, se precisar.

Abraço.

João Ferreira disse...

Valeu pelos esclarecimentos, Felipe!

Líryan disse...

Cara, a vida é tensa mesmo! Não só para quem quer pagar as contas com cinema, mas com arte em geral, filosofia, estas "coisas" que hoje não rendem nem um cafezinho.

Eu já encerrei uns três blogs, por motivos semelhantes. A diferença é que eu não tinha público mesmo, ou seja, eu realmente não tinha quem lesse o que escrevo - risos.

Sobre sua dificuldade em publicar um livro sobre todo este riquíssimo material aqui, eu só penso que pode talvez conseguir algo na lei de incentivo à cultura se planejar algo com alguma ênfase nos filmes nacionais como resgate histórico das obras cinematográficas. Outra coisa seria aquela arrecadação coletiva mas ai eu acho que é bem mais complicado em razão do público a ser atingido sem capital para propaganda.

No mais, o que posso dizer é que: você está certo! Nenhum jornalistazinho mequetrefe gasta um vintém num livro raro sobre o assunto que ele quer. Pois para os caras de hoje o negócio é ir na wikipedia ou colocar algo gringo no tradutor do google e mandar bala! E isso para tudo!

Mas é justo dai que surgem a importância de blogs como o seu que nos dão algo de qualidade, que hoje em todas as áreas estão nas mãos dos independentes.

Enfim cara, todos nós temos pouco tempo, todo nós vivemos na correria, muitos de nós no mesmo barco que o seu tentando pagar as contas e fazer aquilo que curtimos de uma maneira bacana. Mas, sobretudo, é muito bom saber que você ainda está por ai :D

Night Owl disse...

Boa sorte com o trabalho, Felipe. E que você volte ao Blog assim que conseguir a estabilidade que procura.

Eu mesmo as vezes deixo de postar comentários aqui por falta de tempo, mas não deixo de acompanhar o blog.

Abração!

Ismael Monteiro disse...

Felipe muito legal de sua parte explicar os motivos que o fizeram se afastar por todo esse tempo e que bom saber que o blog irá continuar,espero que você retorne logo as publicações.Boa sorte na sua nova fase profissional,parabéns pelo blog abraço !!!

Vitor Maciel disse...

puxa, fiquei realmente triste. ja passei muitas horas lendo os posts desse blog e mais horas ainda me divertindo com os filmes recomendados, espero que vc consiga voltar logo, felipe. boa sorte com o novo emprego :)

Alexandre disse...

Cara, preciso te dizer que "te conheço" desde os idos do Boca do Inferno. Sempre fui um adorador de filmes trashs e através dos seus artigos naquele site, eu fiz escola e conheci MUITO sobre o cinema italiano de horror, cinema esse que eu jamais teria sequer ideia se não fosse por você. Hoje em dia, fico até entristecido pelo site ter perdido vários de seus artigos e ainda está os repondo de maneira muito lenta. Tinham muitas coisas por ali que eu gostaria muito de reler. Uns anos atrás, felizmente descobri este blog e desde então o acompanho regularmente com muita felicidade. Eu poderia dizer que você é um, se não o único mestre nesse universo de filmes obscuros, de baixo orçamento e muito fascinante. Entendo perfeitamente seus motivos e te dou todo o apoio, apesar de toda a tristeza que sinto por já não poder ler mais com tanta regularidade seus artigos. Te desejo muito sucesso e saiba que, assim como seu amor por filmes obscuros, existem muitos fãs seus também na obscuridade, mas que estão espalhados por aí. Espero muito que você, um dia, possa lançar estes livros e, talvez, retornar a escrita do blog. A propósito, graças a ferramentas como Facebook, o achei por lá, mas não o adicionei. Como você deixou possível que a gente possa te seguir, estou te seguindo e gosto sempre das suas análises e indicações por lá rs Um forte abraço, cara! Novamente, sucesso pra ti.

Diones Leal disse...

Caro Felipe, quando crescer quero ser igual à você. Abraços.

Khalil disse...

Grande Felipe boa sorte na empreitada.Conheci o blog em 2011 e virei leitor fiel.Fiz uma "marotona pessoal" e li TODAS as psotagens.Se o próximo passo envolver cobrança,tô dentro.

Heitor melo disse...

Boa sorte Felipe, entendo perfeita sua situação, e cono giramos ao redor só dinheiro, é obvio que devemos priorizar o que nos convém. Espero que um dia você volte a postar, pois sou dependente nesse blog. Que tal se ao invés das longas e maravilhosas resenhas, você postasse umas dicas de filmes?

Helder disse...

Felipe, sou um leitor fiel do site, desde o dia em que o descobri, no início do ano. Já o conhecia do Boca, mas passei a apreciar sua visão sobre os filmes visitando o blog. O jeito que escreve sério, mas ao mesmo tempo tirando sarro da pobreza da coisa, ao mesmo tempo mostra como é maravilhoso o mundo do cinema, e as pessoas que se esforça pra que tudo dê certo. Eu recomendo o Patreon, que uma maneira de "financiarmos" seu tempo livre pra que continue com o blog com força total, pois me divirto horrores lendo suas postagens. Um Abraço. Helder

Melissa disse...

Felipe,

Estou na torcida para que todos os seus projetos se concretizem. Enquanto isso, vou relendo os posts antigos do blog.
Grande abraço!

massega disse...

Eu só keria ter 10% de sua verve, pra poder lhe agradecer adequadamente.
Toda sexta eu vinha aki ver as novidades. se ñ tinha... beleza, pois vc estava ocupado em projetos maiores.
E mesmo o compêndio que já temos aki é melhor e mais detalhado q qqer enciclopédia de cinema.
As fontes, as fotos, links dos filmes, entrevistas... vou parar pq é MUITA COISA.

Qdo alguém começa qqer empreitada na Net.
Digo: - Bom trabalho/diversão. Pois tem de haver as duas coisas CASADAS.

Espero q haja um meio de v conciliar e voltar a nos brindar com o melhor do pior do cinema...

Desde já... SOU MUITO GRATO.

André Popp disse...

O site é muito legal. As resenhas são muito boas e com a pitada certa do humor necessário.

Parabens!

Anônimo disse...

Parabens pelo ótimo blog

Anônimo disse...

Pode contar comigo se for escrever o livro! Serei o primeiro a comprar!
Boa sorte, cara! :-)

Paulo Geovani disse...

Volta! Volta! Volta!

Paulo Geovani Freitas Ribeiro

Anônimo disse...

Felipe, vc que é especialista em filme de Kung Fu, tem um filme que passava na Band e que eu sempre quis rever.

No filme duas mulheres lutam de forma fantástica, só que sem esses efeitos especiais que a pessoa sai voando. Era porrada mesmo. E uma cena que lembro muito, é a que uma delas pega uma lança muito cumprida e sai atacando a outra q se defende com duas espadas curtas.

Vc sabe qual filme é?

Paulo Geovani disse...

Eu tenho que ler sua resenha sobre "Matador de Aluguel". Volta!

Kusco Silveira disse...

Olá Felipe, não sou leito assíduo, mas gostei muito do seu blog e não vou ser repetitivo. Sugiro o lançamento do livro, comprarei o meu e sugiro ainda que cada leitor contribua com 30,00 mensal, eu serei contribuinte voluntário. O blog deve continuar com o mesmo formato.

Anônimo disse...

Felipe, você já pensou em financiar um livro no site Catarse?É um site onde as pessoas financia projetos de brasileiros, com o monte de gente que entra em seu site não duvido que alcance uma boa grana,eu mesmo ajudaria.

Anônimo disse...

Cara, sigo os seus textos há anos no Boca do Inferno e aprendi muito com você. Se tudo o que você precisa pra incentivo e lançar um livro, to aqui e também seria um dos pré-investidores dele facilmente. Sou seu fã e tu me ensinou muito sem nem saber.

espero mais textos no blog, mas saiba que se lançar um livro, compro fácil :) sei que terá qualidade.

Anônimo disse...

Erika Jardim

Cara, esse blog é d+. Porque vc não escreve um livro sobre o Filmes Para Doidos? Parabéns e boa sorte nos seus projetos.

Betto Coutinho disse...

O filmes para doidos já é um ícone da internet, não o deixe jamais, suas postagens são sempre inteligentes e escrotas muitas vezes, o que me produz imensas gargalhadas.
Parabéns pelo blog e que vc possa volta logo.

Filme Lixo disse...

Grande Felipe, tive o prazer de te conhecer no Fantaspoa e ainda tirar uma foto, inclusive meu blog foi inspirado pelo Filme Para Doidos !

Um abs!

victor mbraga disse...

Fala Felipe,se vc lançasse um livro compilando as críticas desse blog eu compraria sem pestanejar.

laurindo Junior disse...

Aproveitando os festejos de Noel, desejo um feliz Natal a todos deste blog, um abraço especial ao meu querido amigo SPEKTRO 72 e claro ao nosso mentor Felipe Guerra

FELIZ NATAL!!!!


Laurindo Junior(Big Boss)!!

Paulo Geovani disse...

Na volta do Filmes para Doidos tem que ter resenha do inenarrável "O Inspetor Faustão e o Mallandro". Revi ele hoje e me divertir com tamanha bobagem.

spektro 72 disse...

Bem ! como o Blog mais legal da Internet esta de ferias ( um dia volta ao ar novamente ).
Quero desejar um Feliz Natal e Um Prospero Ano Novo ao Mestre Felipe que durante essses anos nos fez abrilhantar com os seus textos engraçados e explicativos do mundo cinema Underground ,que ano de 2015 seja um ano especial para você e a sua familia ,que tudo o que você deseje se realize no ano que esta para surgir ,muita saude,paz e dinheiro no bolso esse são os meus sinceros votos Um Feliz Natal e Boas Festas ,que deus lhe de tudo em dobro em 2015 ,e tambem um Feliz Natal & Um Grande Ano Novo a todos que curtem este blog e agradeço desde ja ao amigo Laurindo Jr. pela lembrança de me desejar os festejos de fim de ano a você um grande abraço que seu ano seja iluminado tanto para você quanto a sua familia,que deus te abençoe,meu amigo !
Um Abraço de Spektro 72

FELIZ NATAL E VIVA 2015 !!!!

laurindo Junior disse...

Ao meu amigo SPEKTRO 72, obrigado pelo carinho e amizade. Continuaremos juntos em 2015, com saúde e paz e claro com FILMES PARA DOIDOS e com Felipe Guerra, sempre presentes...Forte abraço a você e todos da família!!!!

Laurindo Junior(Big Boss)!

Anônimo disse...

Laurinha 'big bixa' escreve:
Flilipe eu lembro qdo via filmes em cinemas poeiras do jezuis francco, eu como vc e como todos os seus leitores adogava as cenas picantes deste genio do cinema sem nexo, sem enredo, sem técnica, sem sentido, etc são muitos elogios e não caberiam todos aqui... um abraço por trás para vc, todos os seus fans e todos que for da sua família. Sinceramente da sua 'Laurinha "Big Bixa"

laurindo Junior disse...

A todos os amigos deste blog, em especial ao Spectro 72, um abraço e a torcida para que o nosso amigo Felipe guerra, volte um dia a nos brindar, trazendo alegria e conhecimento deste cinema B e C, que tanto nos agrada...tchau!!!!!

E até breve!!

h2o disse...

Que continue o seu trabalho, seja remunerado ou não. Não importa, o que importa mesmo é a qualidade sempre presente em seus textos. Que venham livros, eu compraria.
PS. Já considerou a possibilidade do Patreon ? Assim uma quantidade de leitores iria pagar um pouquinho mensal. Você seria "obrigado" a escrever pois tem que cumprir meta de postagem para estes "sócios". Depois o texto vai para o site para atrair mais gente.

Anônimo disse...

Nós compra seu livro, tiuuuuuuuuu!

Adelvan disse...

Sua observação é perfeita: tá no ar, com muito material a ser explorado por quem se interessar e, como eu, tiver descoberto o blg somente agora! Independente de ser retomado ou não no futuro, é um senhor trabalho, o que já foi feito até agora! Parabéns!!!

Anônimo disse...

Boa Noite!
Meu nome é Altemar e coleciono alguns filmes antigos. Entre eles filmes pornograficos da decada de 70/80 estou procurando por um filme que não sei o nome dele, nem nome de nenhum ator ou atriz conhecidos, penso que é um filme Frances, ou de algum País que fala em Frances.
O enredo é o seguinte: Em um campo de Esqui tem um hotel e chega para se hospedar uma atriz de cor morena, ela é uma vampira, mas quando morde as pessoas eles ficam com vontade de fazer sexo. Então ela vai mordendo homens e mulheres no filme onde voa desenrolando as transas. "
Mas não encontro esse filme em lugar nenhum, esta dificil de achar pois não se o nome de ninguem!! Alguem pode me ajudar? Um site que sempre pesquiso é www.iafd.com mas suas buscas se baseam em nomes, coisa que eu não tenho. Agradeceeria muito que souber o nome desse filme pode me contatar pelo email :argusbaillat@gmail.com obrigado.

Anônimo disse...

Felipe, cadê você !!!

Seu fã clube aguarda novos posts !!!

Valeu Mestre.

Abraço.

Anônimo disse...

O "Filmes para doidos" poderia ter uma resenha sobre o Alan Smithee, um pseudônimo usado por diretores que não quiseram ter seus nomes ligados à tralhas feitos por eles mesmos.

Paulo Geovani

Juninho disse...

Felipe, sou leitor do Blog desde 2011. Confesso que escrevo pouco por aqui, mas leio bastante o conteúdo.
Continuo, como muitos dos leitores do blog, torcendo pelo sucesso do seu emprego com cinema e aguardando o retorno das melhores resenhas da internet.
Gostaria de saber em qual biblioteca de qual faculdade aqui em SP eu conseguiria ter acesso ao seu mestrado?
Grande abraço!
Volte logo!

Juninho

Marcus Vinnícius Vinny disse...

Uma pena que isto (não conseguir suster-se com o trabalho de crítico) tenha acontecido. Infelizmente no nosso país não se valoriza quem tem talento. Suas críticas são brilhantes Felipe; amo o humor ácido e o sarcasmo de alguns textos. Uma pena que eles estejam "hibernando". Desejo-lhe sucesso e estou aguardando o blog voltar com tudo.

Anônimo disse...

Achei oportuno:
http://portal.anhembi.br/wp-content/uploads/felipe_monte_guerra.pdf

Fairchild

Anônimo disse...

Seus textos são muito bons,espero que em breve o site seja continuado...um abraço,é a primeira vez que comento aqui.

pedro disse...

Conheci seu trabalho hoje, não quero me prolongar por motivos diversos, só quero te parabenizar pelo trabalho, obsessão, dedicação e afinco que teve com esse blog e o processo de pesquisa! Você foi foda nos seus textos! Grande abraço e até logo, meu irmão

Pedro disse...

Quase um ano sem o Filmes para Doidos...volta, Felipe, você faz muita falta. ..

vimatiazo disse...

Opa Felipe! Você conhece a clock tower editora ? Eles tem
feito alguns livros com financiamento coletivo, traduzindo
Lovecraft e Chambers! Quem sabe não é uma oportunidade
para vc fazer o seu! Vc já é um nome conhecido na net
No segmento de terror e filmes b! Com certeza venderia
De 500 a 700 livros facil! Procura o face deles lá!

Anônimo disse...

Olá Felipe,

Concordo com o vimatiazo.

E sou mais otimista ainda em relação as vendas.

Tenho certeza com o financiamento coletivo você supera o valor a ser arrecadado, assim como foi no filme do Estripador.

Boa Sorte !

Abração

Anônimo disse...

Um ano sem filmes para doidos e a abstinência continua.

Eu acho que realmente você poderia experimentar um modelo como o Patreon Felipe. Acredito que no brasil exista umas 100 pessoas dispostas a pagar 10/15 reais para ler dois textos por mês aqui. Existem uns podcasts que tem sucesso nesse modelo, como o “toscochanchada” e o “99 vidas”, mas enquanto isso a espera continua =/
Abraço.
Helder

Daniel Martins disse...

Volta meu brother... faz um livro... ganha dinheiro com isso... mas volta...

Anônimo disse...

Felipe, meu caro, torcemos por sua volta!

Milhouse disse...

Não dá para entender, você escreve textos gigantes sobre filmes no Facebook; não poderia simplesmente mandar um ctrl c + ctrl v e colocar esses textos aqui??

Bárbara Voelckel disse...

Acabo de conhecer.
Adorei o blog. Pena que acabou.
De qualquer modo, pra mim é só começo.
Boa Sorte.
Bárbara

O Anão Corcunda disse...

Pessoal, acho que aqui é um bom lugar para divulgar: a melhor locadora de vídeo do Rio de Janeiro, a Paradise, que fica em Copacabana, vai fechar as portas agora em janeiro. Tristíssima notícia.

O acervo foi posto à venda desde dezembro e maioria dos DVDs já foi vendida. Mas resta lá muita coisa boa que deve ser de interesse para os Doidos que aqui frequentam. Muito filme resenhado pelo Felipe está lá a venda por 15 reais (por exemplo, vários da saga Django).

Além disso, há VÁRIOS VHS raros à venda por preços ainda mais módicos.

Seria muito bacana se esses filmes pudessem se dirigir às nossas doidas coleções. Eu mesmo já adquiri uma grande parte...

O telefone de lá é (21) 2257-2315. De repente eles aceitam enviar alguma coisa pelos Correios.

karla ribeiro disse...

Poxa você bem que poderia voltar?
:(

J A.C disse...

Cara não acredito que daqui a pouco já vai fazer 2 anos que VC nos deixou órfão rsrs. Por onde vc anda Felipe?

Don Marcon disse...

Que blog fantástico..... Tenho tantas pérolas.... em VHS....
Se antes eu soubesse da existência, teria mandado muito material.
Quando puder volte.








weed disse...

ELE VAI VOLTAR. SÓ É QUESTÃO DE TEMPO.

O MUNDO É FEITO DE AMOR.

Luciano DeSilva disse...

Na adolescência, fiquei órfão do BOIZEBLOG. Não acredito que na fase adulta terei mais uma dolorosa perda...

Ainda venho aqui, na esperança de ter mais uma postagem sua...

Continuarei vindo!

Grande abraço.

Paz & Luz!

Luiz Carlos Silva Marcolino Júnior disse...

Parabéns pelo documentário! Estou louco para assistir!

Mario disse...

Esse blog é maravilhoso. Uma pena você ter parado...

Judd Cruz disse...

Pois é...nada do Felipe voltar. Ainda não encontrei blog que pelo menos me chegue perto do nível deste aqui. Muito show.

Anônimo disse...

Mentiroso, disse que iria voltar e faz isso.

Vinicius Lemos disse...

Dois anos desde a última postagem, mas ainda na esperança de ver o artigo final do Jess Franco um dia desses. Pelo menos todos os links continuam online, assim posso matar saudade do estilo irreverente do Guerra em descrever as pérolas bagaceiras dos anos 70 e 80, melhor época ever do cinema, hehehe

Fábio Batista disse...

Agora que me dei conta que já passara dois anos dessa última publicação. Como o tempo voa. Às vezes dá saudade de ler uma resenha nova neste blog. É cada vez mais difícil encontrar análises tão bem escritas e bem pesquisadas pela web. Ainda tenho uma ponta de esperança de ver texto novo seu por aqui.

Rafael Medeiros Vieira disse...

Faz muita falta

Jaspion Br disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

parece que ele publica num site chamado boca do inferno, ainda falando sobre filmes porem so vi sobre filmes de terror, mas bem underground ainda, deem uma procurada q vcs acham eu achei por aqui por esse blog também

Diego Diniz disse...

conheci o blog hoje. e queria saber se alguem tem como me enviar algum link ou alguma coisa sobre a serie de filme gelado limao . muita saudade deles e nao consigo baixar nada. se alguem puder me ajudar agradeco. meu email
digidiniz@yahoo.com.br

elisa disse...

amei o blog

A.R.L disse...

dylan dog , hq de terror retorna em 2017..o filme para doidos tem que retornar também.

Anônimo disse...

Digo sem sombra de dúvidas: esse é o melhor blog que já encontrei nesta vida! Boa sorte, mestre. Estamos te esperando sua volta.

Pericles Linhares disse...

Volta Felipe. Tantos filmes para doidos foram lançados desde que o blog parou.

Jaspion Br disse...

La se vao tres anos da ultima postagem pra valer mesmo é uma pena volta felipe

karla ribeiro disse...

Volta Felipe

spektro 72 disse...

Hoje é um dia muito triste perdemos Adam West o eterno "Batman" da serie de TV (1966-1968),para mim e o melhor seriado de TV de herois ( isso em termos de herois americanos,pois em herois japoneses "Spectreman" é melhor criado na terra do sol nascente ) ja criado, não foi feito para ser serio e se tornou "cult" e encantou muitas gerações ao longo dos anos,hoje tem uma turma de idiotas criticando á serie chamando de "homofobica" etc,etc.. dane-se!esses estupidos essa serie salvou o HQ de estava mal das vendas de ser extinguido ,descanse em paz Adam West ,você deixou de brilhar aqui ,mas continuará á brilhar nos corações daqueles que te admiram por seu trabalho nesse seriado e em sua filmografia.

Augusto Cezar Lima Queiroz disse...

Um dos melhores blogs sobre cinema que existe na internet. Recomendo. Quem sabe o Felipe não volta em forma de "podcast", a moda do momento.

james Freitas Marinho disse...

Cara acho muito bom seu blog, trabalho com desenvolvimento de sites, se quizer tocar essa ideia, pode fazer essa parceria. meu email: jfmwebdesigner@gmail.com
Abraço