segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Os Clones de Star Wars - ÚLTIMAS SESSÕES!


Depois de três dias de muita loucura, cinema ruim e gargalhadas, termina no próximo final de semana a Mostra Os Clones de Star Wars - o primeiro evento cinematográfico temático que eu realizo, em parceria com Eduardo Santana. Na sexta-feira e no sábado exibiremos os quatro últimos filmes, que devem deixar em estado de êxtase os admiradores de cinema trash e os fãs da saga "Star Wars".

A mostra tem o objetivo de valorizar as diversas produções baratas realizadas na esteira do sucesso de "Guerra nas Estrelas", de 1977. Sem o mesmo talento de George Lucas, e sem o mesmo orçamento do seu filme, realizadores norte-americanos, italianos, japoneses e até turcos e brasileiros lançaram suas próprias versões de "Guerra nas Estrelas" - o que chamamos de "Os Clones de Star Wars".

Estas produções picaretas funcionam como um divertido e riquíssimo painel do cinema de outros tempos, quando produtores salafrários forçavam uma relação inexistente com grandes sucessos de Hollywood em busca de dinheiro fácil. Se os "Clones" não ganharam Oscars e nem a fachada de cinemas chiques, por outro lado costumavam garantir a diversão do público em pequenos (e pobres) cinemas de bairro. Foi este espírito que tentamos resgatar com nossa humilde mostra.

Portanto, se você é de São Paulo e se interessa por cinema alternativo/obscuro/trash, ou mesmo se for um fã da série "Star Wars" (nerd ou não), não deixe de conferir os últimos dois dias do evento, que acontece na Biblioteca Viriato Corrêa, na Rua Sena Madureira nº 298, pertinho do Metrô Vila Mariana, e em horários que facilitam a volta para quem pega metrô.

Segue a programação dos últimos dias, e reparem que guardamos o "melhor" para o final...


PROGRAMAÇÃO:

Dia 24/08 - Sexta-feira

17h - A TERCEIRA GALÁXIA (Giochi Erotici nella 3ª Galassia/Escape from Galaxy 3, 1981, Itália)

Direção: Bitto Albertini
Produção: Dino Mangogna
Roteiro: John Thomas
Elenco: Sherry Buchanan, Fausto Di Bella, Don Powell, Chris Avram, Alex Macedon, Margaret Rose Keil, Ottaviano Dell'Acqua, Eugenia Dominici
Este filme, que foi distribuído com o título "Star Crash 2" em alguns países, mostra a luta da piloto Belle Star e de seu navegador Lithan contra o maligno Oraclon, ditador que controla toda a galáxia. Quando o filme fracassou nas bilheterias, os produtores resolveram enxertar cenas de sexo explícito na montagem para distribuí-lo como filme pornográfico - o que só piorou a situação. A versão que será exibida não tem estas cenas de sexo explícito; em compensação, tem todas as bobagens que fazem dele um trash divertidíssimo, incluindo figurinos dignos de baile de Carnaval e cenas inteiras roubadas de "Star Crash"! (88 minutos - Lançado em VHS no Brasil pela TopTape)

Cenas de A TERCEIRA GALÁXIA




19h - O HUMANÓIDE (The Humanoid/L'Umanoide, 1978, Itália)
Direção: Aldo Lado
Produção: Giorgio Venturini
Roteiro: Adriano Bolzoni e Aldo Lado
Elenco: Richard Kiel, Corinne Cléry, Leonard Mann, Barbara Bach, Arthur Kennedy, Ivan Rassimov, Marco Yeh, Massimo Serato, Venantino Venantini, Vito Fornari, José Quaglio, Attilio Duse, Larry Dolgin, Ulla Johannsen
No futuro, um trio de vilões - Doutor Kraspin, Lord Graal e Lady Aghata – rouba o terrível Kappatron, elemento capaz de criar um exército de humanóides, com o objetivo de dominar a galáxia. Eles testam a substância num piloto espacial chamado Golob, que se transforma numa criatura com força sobrenatural. O monstro, controlado por um chip implantado em sua testa, é utilizado pelos vilões em um plano de vingança contra uma cientista. Agora, o destino da humanidade está nas mãos de um corajoso guerreiro e de um garoto oriental com poderes paranormais. A mais hilária das cópias de "Star Wars", e que surpreendentemente reúne um grande time de artistas talentosos, incluindo trilha sonora por Ennio Morricone, efeitos especiais por Antonio Margheritti e cenas de ação por Enzo G. Castellari! (100 minutos - Lançado em VHS pela LK-Tel Vídeo.)

Cenas de O HUMANÓIDE




Dia 25/08 - Sábado

17h - STAR WARS HOLIDAY SPECIAL (1978, EUA)
Direção: Steve Binder e David Acomba
Produção: Dwight Hemion, Joe Layton, Gary Smith, Jeff Starsh, Ken Welch, Mitzie Welch
Roteiro: Pat Proft, Leonard Ripps, Bruce Vilanch, Rod Warren, Mitzie Welch
Elenco: Mark Hamill, Harrison Ford, Carrie Fisher, Anthony Daniels, Peter Mayhew, James Earl Jones (voz), Bea Arthur, Art Carney, Diahann Carroll, Marty Balin, Craig Chaquico, David Freiberg, Paul Kantner, Harvey Korman
"The Star Wars Holiday Special" foi um especial da rede de TV norte-americana CBS exibido em 1978, um ano após o lançamento do filme nos cinemas. Com todo o elenco original da obra de George Lucas, o programa mostra Han Solo e Chewbacca a bordo da Millenium Falcon rumo a Kashyyyk, o planeta-natal de Chewbacca, onde será celebrado o "Dia da Vida" (equivalente alienígena ao Dia de Ação de Graças). Em meio à trama, foram introduzidos trechos em desenho animado e números artísticos de canto e dança. George Lucas não se envolveu diretamente na produção do programa e, anos depois, lamentou a sua realização, alegando que gostaria de ter todas as cópias do filme para que pudesse destruí-las! Para dar ao público a mesma impressão que os telespectadores norte-americanos tiveram mais de 30 anos atrás, o programa será exibido com os intervalos comerciais! (120 minutos - Inédito em VHS/DVD no Brasil.)

Comercial de STAR WARS HOLIDAY SPECIAL




19h - STARCRASH (1978, Itália)
Direção: Luigi Cozzi
Produção: Nat e Patrick Wachsberger
Roteiro: Luigi Cozzi e Nat Wachsberger
Elenco: Caroline Munro, Marjoe Gortner, Christopher Plummer, David Hasselhoff, Robert Tessier, Joe Spinell, Nadia Cassini, Judd Hamilton
Perseguidos pelo chefe da Polícia Galáctica e por um policial robótico, a heroína espacial Stella Star e seu parceiro Akton são capturados e sentenciados a trabalhos forçados num planeta-prisão. Entretanto, o Imperador Galáctico lhes oferece a redução de suas penas em troca de ajuda na localização de uma nave perdida. A tal nave levava o único filho do imperador. Stella, Akton e um robô iniciam a busca, viajando a diversas regiões interestelares, incluindo um planeta gelado, um mundo habitado por amazonas e outro dominado por neandertais, enfrentando um poderoso vilão que pretende dominar a galáxia. (92 minutos - Lançado em VHS no Brasil pela Look Vídeo)

Trailer de STARCRASH




Todos os filmes foram legendados em português por este que vos escreve.

Todos os filmes têm entrada gratuita!

Sério: precisa de mais algum motivo para ir à Biblioteca Viriato Corrêa?

Vídeo de divulgação da MOSTRA OS CLONES DE STAR WARS

4 comentários:

Anônimo disse...

Hoje a Rede Globo exibiu "Os Caçadores da Arca Perdida". Bem que uma das suas próximas mostras poderia ser sobre os clones de Indiana Jones, se é que existe algum, não sei.

Paulo Geovani

Fernando disse...

Guerra,
Desculpe o off topic, mas essa dúvida está me matando... hehehe
Faz tempo eu assisti no extinto canal USA um episódio de uma série em que um cara dá um golpe no seguro dizendo que é cego (não me lembro os detalhes) e depois de conseguir o dinheiro ele iria para uma cidade que tinha uma caverna que quando as pessoas atravessam acontece um milagre, ele ia passar e dizer que voltou a enxergar, mas no final acontece que o cara fica cego de verdade e um garotinho cego volta a enxergar, sabe que série é essa?
Eu jurava que era o Ray Bradbury Theater, mas pelo que vi no episode guide não reconheci o episódio.
Caso você ou algum de seus leitores souberem, me avisem por favor!

Fernando

Anônimo disse...

Sai matéria no UOL (21/08)...

Geraldo

spektro72 disse...

ACABOU! HÃ QUE PENINHA !!1 com diria um famoso palhaço da tv o eterno "BOZO",Foi uma diversão estes ultimos filmes.. principalmente o filme "guerra nas estrelas - especial" que de saudade não me deixou empolgado pois sua exibição ja tinha assistido na sua unica exibição na tv brasileira .. so revi uma obra lamentavel.. nem grande comediante no auge da epoca HARVEY KORMAN salva este filme, eu acho que nem os mais fantaticos fãs de "star wars"gostam desta bagaça.. enfim,nosso mestre deu o ar de sua graça aparecendo e assistindo conosco ha esta perola, o que salvou o filme foi os brilhantes comerciais da CBS .. principalmente o da cueca extra g,onde a senhora faz peitinho em um dos cara vestidos de frutas ,hilario.... !obrigado ao Eduardo Santana, que foi muito atencioso com todos os presente e claro!ao nosso mestre dos filmes obscuros e bizarros do cinema ,ate mais e obrigado!