terça-feira, 1 de junho de 2010

Re-cut Trailers - Parte 2


Exatamente um ano atrás, em 1º de junho de 2009, eu fiz uma postagem sobre Recut Trailers, um fenômeno crescente incentivado pela facilidade de editar vídeos e principalmente compartilhá-los (via YouTube, Facebook, Orkut, etc e tal). O motivo de eu ter voltado ao assunto 365 dias depois tem um quê de auto-promoção: na verdade, quero apresentar meus dois primeiros trabalhos no gênero, ambos inspirados no clássico "Cannibal Holocaust", de Ruggero Deodato.

Ao contrário dos "fan films", que basicamente apenas suprimem ou acrescentam cenas de um filme "oficial" - porém sem mexer muito na trama original -, os "re-cut trailers" são divertidíssimos justamente porque exigem uma boa dose de criatividade e imaginação. A proposta é juntar as partes de um conjunto já existente (um filme, preferencialmente famoso), mas formando um novo trailer que passe uma idéia completamente diferente do original.

Ter um bom conhecimento do filme que será "re-cutado" ajuda, pois assim você vai lembrar das cenas que poderão ser usadas num novo contexto. Sendo "Cannibal Holocaust" um dos meus filmes preferidos, foi relativamente fácil transformá-lo em CANNIBAL HOLOCAUST COMMANDO (um filme de ação dos anos 80 sobre mercenários que vão resgatar a filha de um senador das mãos dos canibais) e CANNIBAL LOVECAUST (uma comédia romântica sobre uma jovem documentarista que se apaixona pelo seu guia durante uma expedição à Amazônia). Confiram o resultado:


CANNIBAL HOLOCAUST COMMANDO




CANNIBAL LOVECAUST



Parece fácil, mas não é. Cada um dos trailers (e repare que eles têm pouco mais ou pouco menos de 3 minutos) me custou CINCO HORAS de trabalho. Mas valeu a pena pela satisfação de assistir a ambos depois e comprovar como a edição e a trilha sonora são papel fundamental no processo de realização de um filme, capazes de passar uma mensagem totalmente diferente do objetivo inicial.

Aliás, será que os professores de cinema fazem esse tipo de trabalho como exercício para futuros roteiristas e montadores? Aliás número 2: tem tanto re-cut trailer criativo na web que fiquei sonhando com um possível festival destes vídeos (nos States tem até concurso). Aposto que seria algo muito diferente e bastante engraçado. Alguém se habilita?

E para não ficar na auto-promoção, seguem mais alguns divertidíssimos "re-cut trailers" que complementam aquela relação já publicada no post do ano passado. Divirtam-se, e façam os seus próprios trailers falsos!!!


O CHAMADO
O remake "O Chamado" deixa de ser terror para virar drama do Supercine.




UNCLE BUCK
Eu sempre imaginei que o Tio Buck de John Candy na comédia "Quem Vê Cara Não Vê Coração" tinha um quê de psicopata. Bingo: este trailer o transforma em protagonista de um thriller de suspense!




ALIEN VS. PREDADOR VS. DEBI & LÓIDE
Esse impressiona pela idéia esdrúxula: o personagem de Jim Carrey em "Debi & Lóide" enfrentando Alien e Predador!!!




DRUG BARON
Sobrou até para Willy Wonka: as cenas de "A Fantástica Fábrica de Chocolate" foram reeditadas para virar o trailer de um filme sobre tráfico de drogas, na linha de "Scarface"




BATEMAN
Ajuda muito reeditar cenas de dois filmes com o mesmo ator. Aqui, Patrick Bateman, de "Psicopata Americano", veste-se de Batman para espalhar o Mal! hahaha.




JOGOS MORTAIS
E para fechar com chave-de-ouro, um sujeito transformou o primeiro "Jogos Mortais" em uma comédia estilo "buddy movie". Ficou ótimo!

12 comentários:

Cecilia Barroso disse...

Oi, Felipe!

Adoro esse vídeos. São muito divertidos.
O Uncle Buck e o The Ring ficaram sensacionais!

Thomas Alex disse...

Vou deixar um recado dizendo o seguinte:
"O SBT vai exibir o clássico, A Fantástica Fábrica de Chocolates agora Sexta - Feira as 14:15 da tarde."
E parabéns, gostei dos trailers.

Laura disse...

eu sou viciada nesses trailers! muito bons os seus e os outros que você indicou!

pseudo-autor disse...

O do Alien vs. Predador vs. debi e lóide é ótimo. Imagino o trabalho que dá reunir todo esse material para remontar com outra perspectiva.

Cultura? O lugar é aqui:
http://culturaexmachina.blogspot.com

Mila Corr disse...

O Lovecaust ficou bemmmmmmmm melhor com essa musica huahuahua...até vi de novo!
Tu é foda Guerra!

Tb acho que seria muito legal festivais aqui no Brasil. A galera ia se soltar.

Beijos

Brain Films disse...

Muito bom os trailers, Cannibal Lovecaust ficou genial!
Só que eu pensava que tu editava tudo no video-cassete, na raça, dentro de uma caverna, cheia de fitas VHS empoeiradas, como um eremita do cinema underground...
Agora perdeu toda a "magia"...
brincadeiras à parte, que editor que tu usa?
Eu e meu primo fazemos (ou, pelo menos tentamos fazer)curtas, e o editor que a gente usa (o Windows Movie Maker) só fica dando pau (ui!)

Abraços, e parabéns pelo trabalho
Lucas Axt

Felipe M. Guerra disse...

Os putos do YouTube censuraram o CANNIBAL HOLOCAUST COMMANDO só porque aparece o peitinho da atriz bem de relance. E isso que tem coisa bem pior no Tubo...

Matheus Ferraz disse...

Para estes momentos, existe o DAilymotion

Artur disse...

se pudesse hazer um desses, faria um vcrossover ent re Django e o homem sem nom e o vilãoia ser o fernando sancho

Artur disse...

se pudesse hazer um desses, faria um crossover entre Django e o homem sem nom e o vilão ia ser o fernando sancho

Daniel disse...

Felipe, vc fez esses recut trailers do Cannibal Holocaust usando qual programa? Abçs

Felipe M. Guerra disse...

DANIEL, usei o Adore Premiere.